O aprendizado STEM pode preparar seus filhos para os desafios do mundo real

A aprendizagem STEM é baseada em habilidades e muito prática, pois exige que as crianças usem as mãos para obter um tipo específico de conhecimento e desenvolver habilidades específicas. Woodcraft, CPR, salvamento da vida selvagem local, codificação, etc, são habilidades que permanecem com os alunos por toda a vida e podem ser usadas por eles durante sua educação, bem como mais tarde na vida.

Os alunos são expostos a ideias inovadoras, que acendem a centelha criativa neles. (Fonte: Getty Images)

Por Tarun Bhalla

Se você ainda não ouviu falar sobre STEM, ou você tem vivido sob uma rocha nos últimos anos ou está preso em uma ilha a la Tom Hanks em Castaway. O STEM tem permeado nossas vidas de várias maneiras, com uma consciência cada vez maior do que ele encapsula.

O que é STEM?

STEM é um currículo baseado na ideia de formar alunos em quatro disciplinas específicas - Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Neste, os quatro assuntos são integrados em um paradigma de aprendizagem coeso baseado em aplicações do mundo real por meio de uma abordagem interdisciplinar e aplicada.

Uma vez que a ciência está enraizada em vários aspectos da vida cotidiana, você encontrará exemplos de STEM em projetos básicos de pontes, ao dirigir um carro, quando você paga a conta do restaurante e tem que calcular o valor da gorjeta, como enfrentar o desafio global aquecimento, etc.

Por que educação STEM?

Cada era vem com seu próprio conjunto de desafios e temos que desenvolver certas habilidades e habilidades para superá-los. Considere os desafios do século 21, por exemplo - exclusão digital, acompanhar o ritmo da tecnologia, tecnologia e energia para o desenvolvimento, crescente desigualdade, futuro do trabalho, etc, exige que as crianças aprendam sobre os fatos, se desenvolvam pensamento crítico e capacidade de resolver problemas do mundo real.

Benefícios da educação STEM

Por meio da educação STEM, podemos esperar superar a divisão étnica e de gênero que permeia os campos da matemática e das ciências. Iniciativas em toda a linha estão sendo implementadas para ajudar a aumentar a presença de mulheres e minorias nesses campos. Vejamos alguns dos benefícios da educação STEM:

Instila a criatividade

Os alunos são expostos a idéias inovadoras , que acendem a centelha criativa neles. Isso os ajuda a ver os problemas de uma maneira diferente, permitindo que pensem em soluções inovadoras.

Incentiva a assunção de riscos

A educação STEM estimula a experimentação, observando necessidades, desenvolvendo ideias e assumindo riscos. Com isso, as crianças aprendem a não se desanimar com os fracassos, a entender que contratempos fazem parte da vida e a não desistir e tentar novamente.

Ensina trabalho em equipe e colaboração

Ao trabalhar como parte de um grupo, as crianças aprendem o valor da colaboração e do trabalho em equipe à medida que indivíduos com diferentes habilidades e habilidades combinam seus talentos.

Aplicação de conhecimento

STEM ensina como aplicar princípios científicos em cenários do mundo real. As crianças aprendem diferentes conceitos e assuntos inspirados no mundo real.

Melhora as habilidades de resolução de problemas

Na educação STEM, os alunos aprendem como resolver problemas primeiro analisando-os e, em seguida, descobrindo como resolvê-los. Isso ajuda a aumentar suas habilidades de resolução de problemas, incutindo uma atitude de busca por soluções, em vez de se concentrar nos problemas.

Prepara as crianças para a adoção de novas inovações tecnológicas

A tecnologia está avançando aos trancos e barrancos a uma taxa cada vez maior. As crianças estão se tornando mais experientes em tecnologia e confortáveis ​​com novas formas de tecnologia, seja realidade aumentada ou realidade virtual. A educação STEM ensina as crianças a serem proativas em relação à tecnologia.

Como o aprendizado STEM pode preparar os alunos de amanhã?

STEM permite que os alunos se tornem proativos, curiosos, confiante , aprenda a não ser perturbado pelos fracassos e inculque e nutra o amor pelo aprendizado. Além disso, ajuda os alunos a:

Torne-se prático

Desafiar-se

Embora os assuntos STEM possam parecer assustadores para alguns alunos, devemos tomar medidas para incentivá-los a se desafiarem. Isso será útil para eles, uma vez que ingressem na força de trabalho e tenham que encontrar soluções para os problemas enfrentados por eles.

Brinque e aprenda

A educação STEM geralmente tenta combinar aprendendo com jogos para aumentar a capacidade de aprendizagem e retenção. Existem vários recursos online disponíveis onde os alunos podem aprender diferentes conceitos matemáticos por meio de jogos. As crianças mais velhas podem aprender a programar desenvolvendo jogos. Veja o Duolingo, por exemplo, que ensina idiomas por meio de um aplicativo interativo, desenvolvido para envolver o aluno com base no conceito de gamificação.

É suficiente dizer que a educação STEM terá um papel importante em nosso futuro e devemos preparar nossa geração futura para estar na vanguarda dessa revolução.

(O escritor é CEO e fundador, Avishkaar.)