Alunos do time do colégio de Notre Dame abandonam o discurso do VP Mike Pence

mike pence, mike pence notre dame students, notre students walkout, donald trump, us univ students walkout pence speech, us vice-presidente, pence graduation out, us news, indian expressGraduados da Notre Dame saem do Notre Dame Stadium em protesto enquanto o vice-presidente Mike Pence fala na cerimônia de formatura de 2017, domingo, 21 de maio de 2017, em South Bend, Indiana (Robert Franklin / South Bend Tribune via AP)

Vários alunos da Universidade de Notre Dame saíram de um discurso de formatura do vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, como sinal de protesto contra ele durante a cerimônia de formatura. Em fotos e vídeos que se tornaram virais, alunos com bonés e túnicas de formatura são vistos saindo do Estádio Notre Dame de maneira silenciosa, onde 2.081 alunos deveriam receber seus diplomas. Quando os alunos começaram a sair, reações mistas começaram a surgir do público sentado, alguns vaiaram enquanto outros aplaudiram.

Até 100 pessoas saíram, de acordo com os organizadores. Alguns tinham estandartes ou broches de arco-íris e bandeiras em apoio à comunidade LGBT. Algumas bandeiras de arco-íris também foram vistas penduradas em janelas ao redor do campus, informou o NYTimes.com.

Uma das principais universidades católicas dos Estados Unidos, a Notre Dame está localizada na cidade de South Bend, Indiana. O time do colégio foi elogiado por Pence como uma vanguarda da liberdade de expressão e da livre troca de idéias. O time do colégio concedeu a Pence um título honorário.

O governo do presidente Donald Trump foi criticado por suas opiniões sobre a liberdade de expressão, especialmente no que diz respeito à liberdade de expressão em instituições educacionais. De acordo com um relatório do AlJazeera.com, outro motivo para o protesto foi a política inicial de proibição de viagens de Trump, proibindo viajantes de várias nações de maioria muçulmana, bem como limitando a entrada anual de refugiados nos EUA.

mike pence, mike pence notre dame students, notre students walkout, donald trump, us univ students walkout pence speech, us vice-presidente, pence graduation out, us news, indian expressUm graduado da Notre Dame decora seu morteiro com uma declaração política durante a cerimônia de formatura de 2017, domingo, 21 de maio de 2017, em South Bend, Indiana (Robert Franklin / South Bend Tribune via AP)

A participação e a atribuição do diploma de VP Pence representam um endosso de políticas e ações que contradizem diretamente os ensinamentos e valores sociais católicos e visam os membros vulneráveis ​​da comunidade da universidade, disse um comunicado do grupo estudantil WeStandForND, os organizadores do protesto.