A chorosa Kim Jong Un oferece raras desculpas aos norte-coreanos

Em seu discurso emocionado, Kim refletiu sobre os tempos desafiadores que as pessoas em todo o mundo estão enfrentando devido à pandemia do coronavírus.

O NIS disse na semana passada que frustrou as tentativas da Coréia do Norte de invadir os fabricantes de vacinas COVID-19 da Coréia do Sul. (Arquivo)

Em uma primeira vez por Kim Jong Un, o líder norte-coreano se desculpou por não ter apoiado seu povo durante a pandemia, relatou o Guardian na segunda-feira.

Falando no 75º aniversário de nascimento de seu partido no governo, um Kim visivelmente emocionado reconheceu que não viveu à altura da confiança que os norte-coreanos depositaram nele, e por isso ele realmente lamentava. Kim tirou os óculos e enxugou as lágrimas durante o discurso, de acordo com o relatório.

Destacando o legado do grande trabalho feito por seus ancestrais, Kim foi citado como tendo dito: Embora me seja confiada a importante responsabilidade de liderar este país defendendo a causa dos grandes camaradas Kim Il-sung e Kim Jong-il, graças à confiança de todas as pessoas, meus esforços e sinceridade não foram suficientes para livrar nosso povo das dificuldades em suas vidas.

Em seu discurso emocionado, Kim refletiu sobre os tempos difíceis que as pessoas estão enfrentando em todo o mundo devido à pandemia do coronavírus e expressou seu desejo de melhorar as relações com a Coréia do Sul. Ele evitou qualquer crítica direta em Washington D.C.

No sábado, a Coreia do Norte apresentou seu último míssil, que era maior do que qualquer um dos mísseis balísticos intercontinentais (ICMBs) conhecidos da Coreia do Norte, em um enorme desfile militar.

Leia também | Kim, da Coreia do Norte, promete milhares de novas casas no esforço de recuperação da tempestade

Após o desfile, a Coreia do Sul expressou preocupação no domingo e mais uma vez instou a Coreia do Norte a cumprir suas promessas anteriores de desarmamento. A Coreia do Norte revelou armas, incluindo o que era suspeito de ser um novo míssil balístico de longo alcance, disse o Ministério da Defesa sul-coreano em um comunicado. A declaração também lembrou a Coréia do Norte a manter seus acordos inter-coreanos de 2018 que visam reduzir as animosidades.

O Ministério das Relações Exteriores da Coréia do Sul, em uma declaração separada, pediu a seu vizinho que retornasse às negociações destinadas a alcançar a desnuclearização e a paz na península coreana.