Protestos na Tailândia: milhares se reúnem apesar da proibição; PM se recusa a renunciar

Nos últimos dois dias, a polícia tailandesa usou a violência para reprimir os manifestantes, enquanto o governo intensificava sua repressão ao movimento pró-democracia liderado por jovens.

A polícia disparou rajadas de 'líquido picante' de canhões de água para dispersar os manifestantes, muitos dos quais eram estudantes. (Reuters / Soe Zeya Tun)

Apesar da repressão brutal por parte das autoridades policiais na sexta-feira, os manifestantes pró-democracia tailandeses disseram que farão outra manifestação em Bangkok no sábado.

Condenamos qualquer violência contra o povo, disse o movimento popular em um comunicado oficial, de acordo com Reuters . Continuaremos a protestar em 17 de outubro, acrescentou, exortando as pessoas a se prepararem para outra noite de táticas de repressão por parte da polícia.

Milhares de manifestantes pró-democracia invadiram as ruas de Bangkok e entraram em confronto com policiais vestidos com equipamento de choque na sexta-feira, desafiando um decreto governamental de emergência que proíbe manifestações e grandes reuniões pela segunda noite consecutiva.

A polícia disparou rajadas de um 'líquido picante' de canhões de água para dispersar os manifestantes, muitos dos quais eram estudantes, de acordo com um relatório de O guardião . Os manifestantes se protegeram com guarda-chuvas enquanto empurravam os policiais de capacete, que estavam armados com cassetetes e escudos antimotim.

Muitos dos manifestantes, incluindo estudantes adolescentes em uniformes escolares, foram vistos correndo para universidades próximas por segurança, enquanto a polícia continuava avançando em sua direção.

Os manifestantes alegaram que a água dos canhões continha irritantes químicos. No entanto, a porta-voz da polícia Kissana Phathanacharoen defendeu o uso de canhões de água como proporcionais, acrescentando que os produtos químicos na água não eram perigosos.

A polícia obedeceu aos padrões internacionais para dispersar a manifestação, disse Phathanacharoen, citado por Reuters .

As manifestações começaram em julho, quando cerca de 3.000 jovens - liderados pelo grupo de coalizão estudantil Juventude Livre - se reuniram no histórico Monumento à Democracia de Bangkok para protestar contra a monarquia e o primeiro-ministro do país, apoiado pelo Exército tailandês, Prayuth Chan-ocha.

O primeiro-ministro do país, no entanto, se recusou a renunciar, afirmando que não havia feito nada de errado. Em uma entrevista coletiva na sexta-feira, ele disse que seu governo esperava revogar o estado de emergência antes de sua duração normal de 30 dias se a situação melhorar rapidamente, relatou DW.