A tempestade tropical Elsa se prepara para sair de Cuba, mira na Flórida

Mais de 100.000 pessoas em Cuba evacuaram de áreas propensas a enchentes ou moradias inseguras no potencial caminho da tempestade, a maioria indo para casas de familiares e amigos, mas milhares também para abrigos do governo, informou a mídia estatal.

Tempestade tropical Elsa, Elsa exit cuba, localização atual de elsa, elsa florida, notícias mundiais, expresso indianoMeteorologistas cubanos disseram que as chuvas de Elsa podem ser positivas para a agricultura, aumentando os reservatórios de água, desde que não sejam muito intensas. (AP)

O centro da tempestade tropical Elsa parecia prestes a sair de Cuba na noite de segunda-feira perto de Havana, rumando para a Flórida, embora o sistema meteorológico desequilibrado deva despejar fortes chuvas sobre a maior ilha do Caribe em seu rastro.

Às 21h00, o centro da tempestade estava a 40 km (25 milhas) a sudeste da capital, que ainda experimentava condições climáticas calmas, disse o Instituto de Meteorologia de Cuba, ao cruzar o centro do país de sul a norte lentamente a 20 km por hora.

Os ventos sustentados estavam chegando a 85 km / h (50 mph), enquanto as tempestades afetavam a costa sul de Cuba e também começariam a ocorrer na costa norte, disse o instituto, causando inundações leves na capital em áreas costeiras mais baixas, como ao longo do famoso Malecón. Corniche à beira-mar.

A chuva está vindo para trás do centro, então o fato de estar se movendo para o mar ao longo da costa norte entre Havana e Mayabeque ... não significa que a chuva acabou, disse o meteorologista mais conhecido de Cuba, Jose Rubiera, à televisão estatal.

Embora essa preparação normalmente tenha permitido a Cuba evitar o tipo de vítimas de tempestades vistas em outros lugares, ela surge em meio ao pior surto de coronavírus em Cuba desde o início da pandemia, aumentando o temor de que as evacuações possam alimentar infecções.

Elsa já causou pelo menos três mortes diretas e alguns danos à infraestrutura e à agricultura nas ilhas caribenhas a sudeste de Cuba, como Santa Lúcia e República Dominicana.

Isso ocorre no momento em que o arquipélago dependente do turismo já está lutando com os efeitos econômicos da pandemia do coronavírus e se preparando para uma temporada de furacões acima da ativa.

A precipitação de 5 a 10 polegadas (13 a 25 cm) com quantidades máximas isoladas de 15 polegadas (38 cm) foi prevista em partes de Cuba na noite de segunda-feira e deve resultar em inundações repentinas e deslizamentos de terra. Centro (NHC) disse.

Um alerta de tempestade tropical e um alerta de onda de tempestade estavam em vigor em grande parte da costa oeste da Flórida, disse o NHC, com Elsa sendo esperada para se fortalecer no mar quando passou perto de Florida Keys no início da terça-feira e se moveu perto ou sobre porções do oeste costa da Flórida na terça e quarta-feira.

A aproximação da tempestade forçou as autoridades da Flórida a demolir a parte restante de um prédio de condomínio que desabou há 11 dias, matando pelo menos 24 pessoas, com mais de 120 desaparecidas.

Mas as previsões revisadas mostrando o rastreamento de Elsa para fazer landfall ao norte de Miami-Dade geraram um otimismo renovado de que a busca por sobreviventes permaneceria ininterrupta.

O NHC disse que quantidades de 3 a 5 polegadas (8 a 13 cm) com totais máximos localizados de até 8 polegadas (20 cm) eram esperadas em Keys e porções ocidentais da Flórida até quarta-feira, o que pode resultar em consideráveis ​​flashes e inundações urbanas , junto com inundações do rio de pequena a moderada.

Alguns tornados foram possíveis no sul da Flórida na noite de segunda-feira e na península da Flórida na terça-feira, acrescentou a agência.

Todos os habitantes da Flórida devem se preparar para a possibilidade de chuvas fortes, inundações e possíveis quedas de energia, escreveu o governador da Flórida Ron DeSantis no Twitter.

Em Seminole, Flórida, os residentes encheram sacos de areia e os colocaram do lado de fora de suas casas para evitar inundações.

Se tivermos muita água ... e espero até mais tarde para pegar os sacos de areia, não sobrará nada, e então terei um quarto úmido, disse Wendy Schultz, acrescentando que os estocaria de qualquer maneira para o resto do temporada porque, você sabe, é a Flórida.

Autoridades e moradores de algumas nações insulares do Caribe, incluindo Cuba, já haviam começado a trabalhar na segunda-feira para reparar os danos causados ​​por Elsa, como remover árvores derrubadas e outros detritos e restaurar a energia.