Trump se torna o terceiro presidente dos Estados Unidos a sofrer impeachment. Aqui estão os outros dois

Apenas três presidentes, incluindo Trump, sofreram impeachment com sucesso nos 243 anos de história dos Estados Unidos, e um quase perdeu.

impeachment de donald trump, impeachment de trump, impeachment de donald trump, presidente dos EUA.Os ex-presidentes Andrew Johnson, Bill Clinton e o presidente Donald Trump

Com a Câmara dos Representantes dos EUA formalmente acusando Donald Trump por duas acusações de transgressão, o homem de 73 anos se tornou apenas o terceiro presidente em 243 anos de história do país a sofrer impeachment. Os outros dois da lista infame eram Bill Clinton e Andrew Johnson.

Trump foi acusado de abuso de poder ao tentar pressionar a Ucrânia a investigar o rival político Joe Biden antes das eleições presidenciais de 2020 e com obstrução do Congresso. A Câmara, liderada pelos democratas, aprovou o artigo de impeachment sobre abuso de poder em uma votação de 230 a 197, em grande parte do partido. O assunto agora será encaminhado ao Senado para julgamento.

Por que o impeachment de Trump significa pouco

Apenas três presidentes, incluindo Trump, sofreram impeachment com sucesso nos Estados Unidos, e um quase errou. Nenhum presidente, entretanto, foi condenado e as chances de Trump ser o primeiro são mínimas.

O impeachment de Donald Trump não indica necessariamente sua destituição do cargo. Para isso, o Senado precisa condená-lo antes da votação nas primárias presidenciais estaduais. Enquanto os democratas têm a maioria na Câmara, os republicanos controlam o Senado e devem absolver Trump das acusações.

Isso exigiria uma maioria de dois terços no Senado de 100 membros, o que significa que pelo menos 20 republicanos teriam que se juntar aos democratas na votação contra Trump - e nenhum indicou que o fará.

Se um funcionário federal cometer um crime ou de outra forma agir de maneira inadequada, a Câmara dos Representantes pode acusar - formalmente acusar - esse funcionário. Se o funcionário for posteriormente condenado em um julgamento de impeachment no Senado, ele será destituído do cargo, conforme proposto pelo Senado dos Estados Unidos.

Andrew Johnson, 1868

O primeiro presidente dos Estados Unidos a enfrentar o inquérito de impeachment foi Andrew Johnson em 1868. Johnson, o vice-presidente de Abraham Lincoln, subiu na classificação após o assassinato do primeiro.

Em meados de 1867, Johnson enfrentou a ira do Congresso depois de destituir seu secretário da Guerra, Edwin Stanton, do cargo, violando o agora redundante Ato de Mandato. Quando o Congresso posteriormente reintegrou Stanton, Johnson demitiu Stanton e informou ao Congresso sobre esta ação.

No ano que vem, os republicanos na Câmara dos Representantes iniciaram o primeiro processo de impeachment no país. O comitê rapidamente produziu acusações que acabaram se transformando em onze artigos de impeachment. Algumas das acusações eram mesquinhas, mas a maioria centrava-se na alegada violação do presidente da Lei de Mandato, de acordo com o Senado dos EUA.

Johnson, no entanto, permaneceu no cargo depois de ser absolvido pelo Senado dos EUA por um voto. 35 senadores votaram para condenar o presidente por crimes graves e contravenções, enquanto 19 senadores votaram para absolver.

Bill Clinton, 1998

Mais de um século depois, o então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, enfrentou impeachment em 1998 por causa de seu caso extraconjugal muito escandalizado com a estagiária da Casa Branca Monica Lewinsky. As mentiras de Clinton sob juramento sobre seu caso com Lewinsky e as revelações subsequentes levaram o advogado independente Ken Starr a arquivar seu relatório levando ao impeachment de Clinton por perjúrio e obstrução da justiça para encobrir um caso com o estagiário.

O processo de impeachment foi iniciado em outubro de 1998 e em dezembro, a Câmara dos Representantes aprovou dois artigos de impeachment por perjúrio e obstrução da justiça.

Posteriormente, Clinton foi absolvido pelo Senado com uma votação de 55 inocentes contra 45 culpados. O presidente aceitou a responsabilidade pelo que fiz de errado em minha vida pessoal e prometeu impulsionar o país.

Richard Nixon, 1974

Richard Nixon foi o 37º presidente dos Estados Unidos, servindo de 1969 a 1974, e teve que renunciar devido ao escândalo de Watergate, antes que pudesse ser acusado de impeachment.

O escândalo Watergate, que começou a se desfazer após os ataques aos escritórios do Comitê Nacional Democrata em Washington, selou a cara da presidência de Nixon. A demissão do promotor de Watergate e as escutas telefônicas ilegais de jornalistas e críticos apenas intensificaram os pedidos de impeachment.

O presidente Richard Nixon primeiro ordenou que seu procurador-geral, e depois o deputado, demitissem o promotor especial de Watergate; eles se recusaram e desistiram em um fim de semana convulsivo que deu à história o Massacre da Noite de Sábado. Ele também se recusou a entregar as ligações gravadas que poderiam indiciá-lo no escândalo.

Em julho de 1974, foram aprovados três artigos de impeachment contra Nixon por obstrução à justiça, abuso de poder e desacato ao Congresso. Antes que a Câmara pudesse votar o impeachment, Nixon renunciou em agosto daquele ano.