Boudhanath Stupa, patrimônio da UNESCO, reabre após terremoto no Nepal

Um ano e meio depois que um terremoto colossal destruiu centenas de seus valiosos locais históricos, o Nepal celebrou na terça-feira a restauração do icônico monumento budista coberto de ouro que se eleva acima de Kathmandu.

Kathmandu, Kathmandu Boudhanath Stupa, patrimônio mundial Boudhanath Stupa, Boudhanath Stupa, Boudhanath Stupa nepal, terremoto nepal, terremoto nepal Boudhanath Stupa, unesco, unesco Boudhanath Stupa, últimas notícias, últimas notícias da Índia, últimas notícias do mundo20 de novembro de 2016. Monges budistas circulam em torno do Boudhanath Stupa durante o último dia de sua cerimônia de purificação em Kathmandu, Nepal. (Fonte: AP / Niranjan Shrestha)

O Boudhanath Stupa, um dos locais de patrimônio alistado pela Unesco no Nepal que foi severamente danificado em um terremoto no ano passado, foi reaberto ao público na terça-feira após a conclusão de sua reconstrução.

O primeiro-ministro Pushpa Kamal Dahal ‘Prachanda’, inaugurando o Boudhanath Stupa de 36 metros de altura para o público em Kathmandu, agradeceu à Índia e à China por conceder apoio financeiro para a reconstrução do antigo santuário budista, informou a agência de notícias Xinhua.

Veja o que mais está virando notícia

Ministros de gabinete, altos funcionários do governo e diplomatas estrangeiros estavam entre os presentes na cerimônia de inauguração. O Boudhanath Stupa é o primeiro patrimônio a ser reformado após o devastador terremoto que atingiu o país do Himalaia em 25 de abril do ano passado.

O terremoto ceifou mais de 9.000 vidas, deixou milhares de feridos e destruiu ou danificou um grande número de edifícios. A reconstrução, que começou dois meses após o terremoto, foi concluída no início deste mês a um custo nepalês de Rs 230 milhões (US $ 2,1 milhões).

A reconstrução de outros locais históricos ainda está em andamento ou nos estágios iniciais, disseram as autoridades. Os monges budistas realizaram rituais de purificação após a conclusão da reforma em 18 de novembro.

Boudhanath, a maior estupa do Nepal, é considerada o templo budista tibetano mais sagrado fora do Tibete, tornando-se o centro da cultura tibetana em Kathmandu. Milhares de turistas nacionais e internacionais visitam o santuário anualmente.