EUA defendem ataque ao Iêmen que deixou SEAL, civis mortos

Iêmen, invasão do Iêmen, notícias do Iêmen, nós Iêmen, nós militares, nós militares do Iêmen, mortes de civis Iêmen, nós Iêmen mortes de civis, notícias dos Estados Unidos, notícias do mundo, expresso indianoHomens caminham em meio aos escombros de uma casa destruída por um ataque aéreo liderado pelos sauditas nos arredores de Sanaa, Iêmen, quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017. (AP Photo / Hani Mohammed)

A Casa Branca defendeu um ataque de operações especiais dos EUA no Iêmen como um sucesso para todos os padrões, embora vários civis e um SEAL da Marinha tenham sido mortos e a missão tenha sido cercada de problemas. O ataque de domingo - o primeiro autorizado pelo presidente Donald Trump - viu as forças de operações especiais dos EUA entrarem na região de Yakla, na província de Baida, e atingirem um complexo ocupado pela Al-Qaeda na Península Arábica (AQAP). Washington vê a afiliada da Al-Qaeda, conhecida por planejar ataques em outros países, como o braço mais perigoso da rede terrorista global.

Veja o que mais está virando notícia:

O chefe da equipe SEAL da Marinha, Operador de Guerra Especial, William Ryan Owens, 36, foi morto e três outras tropas americanas ficaram feridas em um violento tiroteio. Mais três militares ficaram feridos quando sua aeronave de rotor de inclinação fez um pouso forçado. O MV-22 Osprey, de US $ 75 milhões, teve que ser destruído no local para evitar que caísse nas mãos do inimigo. E na quarta-feira, o Pentágono reconheceu que vários não combatentes, incluindo crianças, aparentemente foram mortos no ataque.

Uma autoridade provincial do Iêmen havia dito anteriormente que 16 civis foram mortos - oito mulheres e oito crianças - mas o Pentágono não forneceu os números. Washington também enfrenta dúvidas sobre a morte de uma garota americana de oito anos. Fontes locais dizem que a menina era filha do clérigo da Al-Qaeda e cidadão americano Anwar al-Awlaqi, morta em um ataque de drones em 2011 nos Estados Unidos.

Depois de dizer anteriormente que a operação roubou uma quantidade inacreditável de inteligência, o porta-voz da Casa Branca Sean Spicer disse ontem que a operação foi bem-sucedida.

Quando você pensa na perda de vidas por toda a América e instituições e em termos do mundo, em termos do que alguns dos indivíduos poderiam ter feito, acho que é uma operação bem-sucedida por todos os padrões, disse Spicer. Mas ele acrescentou que é difícil falar de sucesso quando um americano foi morto e elogiou o sacrifício do marinheiro. Ele não fez menção às vítimas civis.

Spicer disse que o plano estava em consideração desde 7 de novembro, e oficiais sob a administração de Barack Obama o revisaram e aprovaram em 6 de janeiro, mas não prosseguiram porque estavam esperando por uma noite sem lua - a próxima não seria até depois de Obama tinha deixado o cargo.

Mas Colin Kahl, um ex-oficial de segurança do governo Obama, disse no Twitter que a equipe de Trump não fez uma avaliação cuidadosa da proposta geral ou do ataque e que Obama não tomou nenhuma decisão, acreditando que o ataque representou uma escalada do envolvimento dos EUA no Iêmen .