EUA: Democratas apresentam resolução de impeachment contra Donald Trump

A Câmara dos Representantes, controlada pelos democratas, deve abordar o assunto já na quarta-feira. A passagem faria de Trump, um republicano, o único presidente na história dos Estados Unidos a sofrer duas acusações de impeachment.

Donald TrumpPresidente dos EUA, Donald Trump. (Arquivo)

Os democratas do Congresso começaram uma pressão na segunda-feira para forçar o presidente dos EUA, Donald Trump, a deixar o cargo, apresentando um artigo de impeachment acusando-o de incitar a insurreição por causa de um violento ataque ao Capitólio na semana passada.

Milhares de partidários de Trump invadiram o Capitólio na semana passada, forçando os legisladores que estavam certificando a vitória eleitoral do presidente eleito Joe Biden a se esconderem em um ataque terrível ao coração da democracia americana que deixou cinco mortos.

A violência veio depois que Trump pediu aos apoiadores que marchassem até o Capitólio em um comício onde ele repetiu falsas alegações de que sua retumbante derrota na eleição de 3 de novembro foi ilegítima.

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, muitos de seus colegas democratas e um punhado de republicanos dizem que não se deve confiar no presidente republicano para cumprir seu mandato, que termina em 20 de janeiro.

Leitura|Empresas americanas cortaram doações do Partido Republicano após tumultos

Ao proteger nossa Constituição e nossa Democracia, agiremos com urgência, porque este presidente representa uma ameaça iminente para ambos, escreveu Pelosi a seus colegas democratas na Câmara no domingo.

Anteriormente, os republicanos bloquearam um esforço para considerar imediatamente uma resolução pedindo ao vice-presidente Mike Pence para invocar a 25ª Emenda da Constituição dos EUA, nunca usada, para remover um presidente incapaz.

A Câmara deve votar na terça-feira a resolução pedindo o uso da 25ª Emenda, que permite ao vice-presidente e ao Gabinete destituir um presidente incapaz de cumprir suas obrigações. Pence e seus companheiros republicanos mostraram pouco interesse em invocar a emenda.

Dezenas de pessoas que atacaram policiais, roubaram computadores e quebraram janelas no Capitólio foram presas por seu papel na violência, e as autoridades abriram 25 investigações de terrorismo doméstico. Trump reconheceu que um novo governo tomaria posse em 20 de janeiro em um vídeo após o ataque, mas não apareceu em público.

Twitter e Facebook suspenderam suas contas, citando o risco de ele incitar a violência. O deputado Jim McGovern, presidente do Comitê de Regras da Câmara, disse esperar que o artigo sobre o impeachment chegue ao plenário para debate na quarta-feira, e ele acha que será aprovado.

O que esse presidente fez é inescrupuloso e ele precisa ser responsabilizado, disse McGovern à CNN. Pence estava no Capitólio junto com sua família quando os apoiadores de Trump atacaram, e ele e Trump não estão se falando no momento. O escritório de Pence não respondeu a perguntas sobre o assunto.

Uma fonte disse na semana passada que se opunha à ideia de usar a 25ª Emenda para derrubar Trump. Pelosi disse que a Câmara poderia votar pelo impeachment de Trump sob a acusação de insurreição se Pence não agisse. Assessores do líder republicano da Câmara Kevin McCarthy, que votou contra o reconhecimento da vitória de Biden, não responderam a um pedido de comentário.

Os democratas da Câmara acusaram Trump em dezembro de 2019 por pressionar a Ucrânia a investigar Biden, mas o Senado, controlado pelos republicanos, votou por não condená-lo. Mesmo se a Câmara acusar Trump novamente, o Senado, que atualmente é controlado por republicanos, não assumirá as acusações até 19 de janeiro, no mínimo, o último dia completo de Trump no cargo.