O Federal Reserve dos EUA aumenta as principais taxas de juros em 25 bps, sinalizando possível aceleração em 2018

O Fed aumentou as taxas sete vezes desde o final de 2015 devido à contínua expansão da economia e ao sólido crescimento do emprego, tornando a linguagem de suas declarações de política anteriores desatualizada.

O Federal Reserve dos EUA aumenta a taxa de juros chave pela segunda vez em 2018É o segundo aumento da taxa deste ano e os funcionários do Fed antecipam um ou dois aumentos adicionais antes de 2019.

O Federal Reserve aumentou as taxas de juros na quarta-feira, uma medida que era amplamente esperada, mas ainda assim foi um marco na mudança do banco central dos EUA das políticas usadas para combater a crise financeira e a recessão de 2007-2009.

Ao elevar sua taxa de juros de referência para empréstimos overnight em um quarto de ponto percentual para uma faixa entre 1,75 por cento e 2 por cento, o Fed abandonou sua promessa de manter as taxas baixas o suficiente para estimular a economia por algum tempo e sinalizou que toleraria a inflação acima da meta pelo menos até 2020.

O Fed aumentou as taxas sete vezes desde o final de 2015 devido à expansão contínua da economia e ao sólido crescimento do emprego, tornando a linguagem de suas declarações de política anteriores desatualizada.

LEIA | Qual a probabilidade de aumento da taxa do Federal Reserve dos EUA poderia impactar a Índia

A inflação também está se alinhando, com novas projeções dos formuladores de políticas na quarta-feira indicando que ela ficaria acima da meta de 2 por cento do banco central, atingindo 2,1 por cento este ano e assim permanecendo até 2020.

Os formuladores de políticas também projetam um ritmo um pouco mais rápido de aumento das taxas nos próximos meses, com duas altas adicionais esperadas até o final deste ano, em comparação a uma anterior.

Eles veem outros três aumentos nas taxas no próximo ano, um ritmo inalterado em relação à previsão anterior.

O mercado de trabalho continuou a se fortalecer ... a atividade econômica está crescendo a uma taxa sólida, disse o comitê de fixação de taxas do Fed em uma declaração unânime após o final de uma reunião de dois dias.

Os gastos das famílias aumentaram, enquanto o investimento fixo das empresas continuou a crescer fortemente, disse o Fed.

O presidente do Fed, Jerome Powell, deve dar uma entrevista coletiva às 14h30. EDT (1830 GMT).

A taxa de juros de curto prazo do Fed, uma referência para uma série de outros custos de empréstimos, agora é quase igual à taxa de inflação, uma espécie de avanço na batalha do banco central nos últimos anos para retornar a política monetária a uma situação normal.

Embora as taxas sejam agora aproximadamente positivas em uma base ajustada pela inflação, o Fed ainda descreveu sua política monetária como acomodatícia, com aumentos graduais das taxas provavelmente garantidos à medida que uma economia robusta entra no décimo ano consecutivo de crescimento.

As estimativas das taxas de juros de longo prazo permaneceram inalteradas e chegaram a 3,4% em 2020, antes de cair para 2,9% no longo prazo.

CONFIANÇA ALIMENTADA
O Fed agora vê o Produto Interno Bruto crescendo 2,8 por cento este ano, ligeiramente acima do previsto anteriormente, e caindo para 2,4 por cento no próximo ano, inalterado em relação às projeções de março dos legisladores. A taxa de desemprego deve cair para 3,6 por cento em 2018, em comparação com os 3,8 por cento previstos em março.

O aumento da taxa estava em linha com as expectativas dos investidores e mostrou a confiança dos formuladores de políticas nas perspectivas de crescimento da economia, baixo desemprego continuado e inflação estável. Os investidores deram pouco mais de 91 por cento de chance de um aumento da taxa na quarta-feira, de acordo com uma análise do CME Group.

O Fed disse que sua política de aumentos graduais adicionais das taxas será consistente com a expansão sustentada da atividade econômica, fortes condições do mercado de trabalho e inflação próxima ao objetivo simétrico de 2% do Comitê.

Em um movimento técnico, o banco central também decidiu definir a taxa de juros que paga aos bancos sobre as reservas excedentes - sua principal ferramenta para moderar as taxas de juros de curto prazo - logo abaixo do nível superior de sua meta. A medida era necessária, disse o Fed, para garantir que as taxas permanecessem dentro dos limites pretendidos.

A declaração de política contornou a discussão sobre as tensões sobre as políticas comerciais do governo Trump, incluindo uma decisão há duas semanas de impor tarifas sobre as importações de aço e alumínio da União Europeia, Canadá e México.

Os legisladores individuais do Fed expressaram preocupações sobre os riscos econômicos de uma ampla retaliação tarifária na mesma moeda, mas disseram que não mudariam suas políticas ou previsões até que esses riscos se concretizassem.