US House aprova US $ 1 bilhão para o sistema de defesa antimísseis ‘Iron Dome’ de Israel

Um punhado de democratas progressistas da Câmara, que acusaram Israel de abusos dos direitos humanos contra os palestinos, se opuseram à inclusão do dispositivo no amplo projeto de lei.

O sistema de defesa antimísseis Iron Dome de Israel ilumina o céu sobre Tel Aviv enquanto tenta interceptar foguetes disparados de Gaza em 16 de maio de 2021. (Corinna Kern / The New York Times)

A Câmara dos Representantes dos EUA votou esmagadoramente na quinta-feira para dar US $ 1 bilhão a Israel para seu sistema de defesa antimísseis Iron Dome, dois dias depois que objeções dos democratas mais liberais forçaram os líderes a retirá-lo de um projeto de lei mais amplo.

Explicado| Como o sistema de defesa aérea de Israel Iron Dome intercepta foguetes

A medida foi aprovada por 420 a 9 - oito nãos dos democratas e um do republicano - com dois membros votantes presentes. Isso encaminhou a medida ao Senado, onde as lideranças ainda não agendaram votação.

Um punhado de democratas progressistas da Câmara, que acusaram Israel de abusos dos direitos humanos contra os palestinos, se opuseram à inclusão do dispositivo no amplo projeto de lei de gastos.

[oovvuu-embed id = fbf1cb18-6f71-4e80-b4c1-115280e2531f frameUrl = https://playback.oovvuu.media/frame/fbf1cb18-6f71-4e80-b4c1-115280e2531f” ; playerScriptUrl = https://playback.oovvuu.media/player/v1.js%5D

Isso ameaçou a aprovação do projeto, com os democratas controlando por pouco a Câmara, porque os republicanos se opuseram ao plano de financiar o governo federal até 3 de dezembro e aumentar o limite de endividamento do país. A Câmara aprovou o projeto de lei mais amplo na terça-feira.

Mas a remoção do financiamento da Cúpula de Ferro irritou os democratas de centro e levou os republicanos a rotular o partido como anti-Israel, apesar de uma longa tradição no Congresso dos EUA de forte apoio de ambos os partidos ao Estado judeu.

Os líderes democratas da Câmara disseram imediatamente que apresentariam um projeto autônomo para fornecer o financiamento da Cúpula de Ferro.

O primeiro-ministro israelense Naftali Bennett agradeceu a ambas as partes na Câmara por seu apoio. Aqueles que tentam desafiar este apoio tiveram uma resposta retumbante hoje, disse ele em um comunicado.

Os democratas liberais criticaram a política EUA-Israel, dizendo que deveria haver mais preocupação com as questões de direitos humanos, como as baixas de civis palestinos, enquanto Israel contra-ataca após os ataques com foguetes do Hamas em maio.

Também deveríamos estar falando sobre a necessidade palestina de proteção contra o ataque israelense, disse durante o debate a representante democrata Rashida Tlaib, oponente do financiamento.

O US $ 1 bilhão na conta de financiamento do Iron Dome destina-se a substituir os interceptores de mísseis que Israel usou para repelir foguetes disparados de Gaza durante o conflito de maio.