Primárias dos EUA: Jeb Bush desiste da corrida republicana à presidência

O estágio final da campanha de Bush tornou-se um confronto total com o franco magnata do mercado imobiliário - os dois frequentemente se referindo um ao outro como 'perdedores' '.

Candidato presidencial republicano, o ex-governador da Flórida Jeb Bush fala em seu comício das primárias republicanas na Carolina do Sul em Columbia, S.C., sábado, 20 de fevereiro de 2016. Bush encerrou sua campanha para a presidência no sábado, após um resultado decepcionante na Carolina do Sul. (AP Photo / Matt Rourke)O ex-governador da Flórida, Jeb Bush, fala em seu comício das primárias republicanas na Carolina do Sul, em Columbia, SC. Bush encerrou sua campanha para a presidência no sábado, após um resultado decepcionante na Carolina do Sul. (AP Photo / Matt Rourke)

O republicano Jeb Bush encerrou sua campanha para a presidência no sábado, após um resultado decepcionante na Carolina do Sul, reconhecendo seu fracasso em aproveitar as esperanças dos eleitores republicanos irritados com o establishment político.

O ex-governador da Flórida e herdeiro político disse a seus apoiadores que tentou permanecer fiel ao que acredita. Ainda assim, ele ficou muito para trás nas primárias na Carolina do Sul, onde sua campanha bem organizada foi superada pelo bilionário insurgente Donald Trump, e pelos Sens. Ted Cruz e Marco Rubio.

Estou orgulhoso da campanha que realizamos para unificar nosso país e defender soluções conservadoras, disse um Bush visivelmente emocionado. A presidência é maior do que qualquer pessoa. Certamente é maior do que qualquer candidato.

Acredito firmemente que o povo americano deve confiar este cargo a alguém que entenda que quem o ocupa é um servo, não o senhor, disse Bush.

[postagem relacionada]

O filho de George HW Bush e irmão de George W Bush entrou na corrida com grandes expectativas em junho e rapidamente os alimentou com a arrecadação de fundos. Trabalhando com um grupo de financiamento externo que apoiou sua candidatura, Bush e aliados arrecadaram mais de US $ 150 milhões até o final de 2015 - muito mais do que qualquer um de seus rivais republicanos.

No entanto, a presença de Bush na corrida e o potencial de arrecadação de fundos não foram suficientes para dissuadir mais de uma dezena de outros republicanos de entrar na corrida, incluindo o companheiro da Flórida, o senador Marco Rubio.

O fracasso de Bush em pegar fogo não foi simplesmente um fator do tamanho do campo republicano. Bush, como outros, foi pego de surpresa pela popularidade duradoura de estranhos políticos - particularmente Trump.

O estágio final da campanha de Bush tornou-se um confronto total com o franco magnata do mercado imobiliário - os dois frequentemente se referindo um ao outro como perdedores. Bush atacou a falta de experiência de Trump enquanto Trump atacava o legado da família de Bush, particularmente a impopular guerra do Iraque travada por seu irmão George W. Bush.

Bush, entretanto, ofereceu-se como um executivo público experiente e potencial estadista mundial informado em parte pelas presidências de seu pai e irmão durante a guerra. Mas não foi um caso forte o suficiente para se traduzir em votos.

Houve outros problemas também. O Bush orientado para a política foi ofuscado nos primeiros debates de Trump e Rubio, o que desacelerou dramaticamente sua arrecadação de fundos no início do outono.

Bush terminou em sexto nas caucuses de Iowa, mas mal se espremeu à frente de Rubio em New Hampshire pelo quarto lugar.

A Carolina do Sul foi vista como o último Estado votante para Bush deixar sua marca.

Tendo anteriormente mantido sua família à distância, Bush trouxe todos os laços familiares para o primeiro plano antes da Carolina do Sul. Seu pai e seu irmão ganharam as primárias da Carolina do Sul quando buscavam a presidência, e ele tinha grandes esperanças de um reavivamento de campanha.

Apesar do apoio à família Bush entre um segmento de devotados republicanos da Carolina do Sul, o próprio Bush teve uma hesitante semana final de campanha. Em uma reunião na prefeitura de quarta-feira em Summerville, ele recebeu mais conselhos do que questões políticas, no mesmo dia em que soube que o governador da Carolina do Sul, Nikki Haley, havia endossado Rubio.

Ainda assim, Bush acumulou multidões, multidões crescentes nos dias finais da campanha das primárias.