Os EUA lançam novos arquivos secretos do assassinato de John F. Kennedy

O Arquivo Nacional disse que os outros documentos publicados online eram do Departamento de Justiça, do Departamento de Defesa e de um comitê da Câmara que conduziu uma investigação sobre o assassinato de Kennedy em 22 de novembro de 1963 em Dallas, Texas.

John F Kennedy, arquivos de Kennedy, assassinato de Kennedy, Donald Trump, arquivos secretos de Kennedy lançados, arquivos de Trump Kennedy, notícias do mundo, Indian Express, Indian Express NewsNesta foto de arquivo de 22 de novembro de 1963, o presidente John F. Kennedy acena de seu carro em uma carreata em Dallas. (AP)

Um novo lote de arquivos, a maioria registros secretos da CIA, relacionados ao assassinato do presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, em novembro de 1963, foi divulgado pelos Arquivos Nacionais no sábado. Quase 680 registros foram tornados públicos, incluindo 553 arquivos nunca antes vistos da Agência Central de Inteligência, que havia se oposto à sua divulgação anteriormente por motivos de segurança nacional.

Entre os arquivos da CIA divulgados estavam registros detalhados, por exemplo, de esforços para recrutar diplomatas soviéticos servindo em missões estrangeiras, completos com transcrições de grampos telefônicos. Os Arquivos Nacionais disseram que os outros documentos publicados online eram do Departamento de Justiça, do Departamento de Defesa e de um comitê da Câmara que conduziu uma investigação sobre o assassinato de Kennedy em 22 de novembro de 1963 em Dallas, Texas.

A Comissão Warren oficial que investigou o assassinato do carismático presidente de 46 anos determinou que foi realizado por um ex-atirador de elite do Corpo de Fuzileiros Navais, Lee Harvey Oswald, agindo sozinho.

A conclusão formal da comissão de que Oswald matou Kennedy pouco fez, no entanto, para conter as especulações de que uma conspiração mais sinistra estava por trás do assassinato do 35º presidente dos Estados Unidos.

Centenas de livros e filmes, como o filme de Oliver Stone, JFK, de 1991, alimentaram a indústria da conspiração, apontando o dedo para os rivais da Guerra Fria como a União Soviética ou Cuba, a Máfia e até o vice-presidente de Kennedy, Lyndon Johnson. Estudiosos de Kennedy disseram que os novos documentos provavelmente não conterão nenhuma revelação bombástica ou colocarão de lado as crescentes teorias da conspiração.

O documento divulgado hoje pelos Arquivos Nacionais é o terceiro este ano e em conformidade com uma lei do Congresso de 1992 que determinava que todos os documentos Kennedy fossem divulgados dentro de 25 anos. O presidente Donald Trump deu ao FBI e à CIA seis meses - até 26 de abril de 2018 - para justificar por que os documentos restantes não deveriam ser tornados públicos.

O Arquivo Nacional divulgou 2.891 documentos de assassinato em 26 de outubro e 3.810 registros em 24 de julho. Oswald desertou para a União Soviética em 1959, mas retornou aos Estados Unidos em 1962. Ele foi morto a tiros dois dias depois de matar Kennedy pelo dono de uma boate, Jack Ruby, enquanto ele estava sendo transferido da prisão da cidade.