EUA: adolescente condenado por espancamento de estudante chinês da USC

usc china, usc china student, falecimento de estudante chinês, morte de estudante la, world news, us newsNesta foto de 2015, Alejandra Guerrero, à esquerda, aparece no Tribunal Superior de Los Angeles com seu advogado Errol Cook, à direita. (AP / Arquivo)

Uma mulher de 18 anos foi condenada quinta-feira pela morte espancada de um estudante chinês de pós-graduação na Universidade do Sul da Califórnia, enquanto ele voltava para casa após uma sessão de estudos noturna. Alejandra Guerrero foi a primeira de quatro pessoas a serem julgadas pelo assassinato de Xinran Ji, de 24 anos, durante uma tentativa de roubo em 2014. Guerrero foi considerado culpado de assassinato em primeiro grau e outras acusações.

As autoridades disseram que Ji foi atacado com um taco de beisebol e uma chave inglesa enquanto caminhava para seu apartamento fora do campus, após um grupo de estudos noturno na USC. O estudante de engenharia elétrica fugiu de seus agressores, mas eles o pegaram a um quarteirão de distância e continuaram a espancar até que ele estivesse de joelhos.

Ji conseguiu cambalear até seu apartamento, onde um colega de quarto o encontrou morto na cama pela manhã.

O assassinato renovou as preocupações com a segurança dos estudantes chineses na USC, onde dois outros estudantes chineses de pós-graduação foram mortos em 2012.

Nos argumentos finais, o promotor John McKinney disse ao júri de sete mulheres e cinco homens que Guerrero minimiza seu próprio envolvimento dizendo que ela bateu em Ji na mão com uma chave inglesa e mentiu quando foi entrevistada pela polícia.

Guerrero - que tinha 16 anos na época da morte de Ji - foi julgado como adulto. Ela pode pegar prisão perpétua sem liberdade condicional quando está programada para ser sentenciada em 28 de novembro, informou o City News Service.

Jonathan Del Carmen, 21, Andrew Garcia, 20, e Alberto Ochoa, 19, aguardam julgamento separadamente em conexão com a morte de Ji. Os promotores decidiram não pedir a pena de morte contra Del Carmen e Garcia. Guerrero e Ochoa não podem enfrentar a pena de morte porque eram menores na altura do crime.

As autoridades disseram que os quatro estavam dirigindo por aí procurando alguém para roubar quando viram Ji. Câmeras de vigilância mostraram Ji sendo cercado por um grupo de pessoas em uma rua escura e, em um vídeo subsequente, sendo perseguido.