O que você deve saber sobre a amamentação no inverno

amamentação no invernoAmamentar durante o inverno pode ser um desafio.

Por Dr Preeti Gangan

Nos primeiros dias de vida, quando o bebê é mais suscetível aos germes, o colostro da mãe tem a maior concentração de anticorpos e moléculas imunológicas que seu corpo produz contra doenças às quais ela foi exposta. Ela então passa essas moléculas para o bebê por meio do leite. O leite materno fornece anticorpos para o bebê, fortalecendo o sistema imunológico. Há várias razões do por que amamentar é benéfico para a mãe e o bebê, mas durante os meses frios do inverno, apresenta desafios únicos.

Sair com seu filho a cada temporada é muito importante. O ar fresco não só ajuda o seu filho, mas também é óptimo para as mães. Ficar no inverno por longos períodos pode ser um desafio, mas isso não deve impedi-lo de se aventurar ao ar livre. Amamentar durante o inverno pode ser um caso frio. Aqui estão algumas coisas que você deve cuidar para ajudar as mães a amamentar confortavelmente neste inverno:

Use roupas confortáveis

Remover jaquetas ou moletons para permitir que o bebê tenha acesso aos seios da mãe e amamentar o filho por 20-40 minutos expõe tanto às temperaturas frias do inverno quanto os torna vulneráveis ​​a adoecer. Isso pode ser minimizado colocando suas roupas em camadas ou escolhendo um top de mangas compridas, um moletom com zíper ou um suéter de botão para vestir. Os bebês podem ser mantidos aquecidos em cobertores, travessas de mangas compridas inteiras ou sacos de dormir, e uma jaqueta leve removível para o caso de o dia esquentar inesperadamente. O contato pele a pele promove o vínculo entre o bebê e os pais, facilitando a amamentação e regulando a temperatura do bebê, e deve ser continuado para mantê-lo aquecido e aconchegante em seu abraço amoroso.

Tratamento

Os meses frios de inverno costumam ocorrer quando a pessoa adoece. Uma das infecções mais comuns que as mães que amamentam facilmente é a infecção da garganta e dos seios da face. Isso não é motivo para interromper a amamentação. Na verdade, seu bebê é a pessoa com menos probabilidade de adoecer com dores de barriga ou resfriados, pois ele já esteve em contato próximo com você e está recebendo uma dose diária desses anticorpos protetores do seu leite.

Gargareje com água salgada, pois pode realmente ajudar a dor de garganta. Você também pode considerar o uso de dispositivos, usados ​​para irrigação nasal. Ele efetivamente remove o muco e vírus remanescentes de seus seios da face para sempre. É uma sensação incrível depois e é altamente recomendado para qualquer mãe que amamenta, uma vez que é totalmente seguro.

Se for necessário tomar medicamentos para uma doença, certifique-se de escolher um medicamento que seja seguro para a amamentação. Experimente e tome medicamentos mínimos para tosse e resfriado, pois alguns medicamentos anti-resfriado podem realmente reduzir o suprimento de leite materno da mãe .

(Com informações: Medela. O escritor é um pediatra consultor certificado pelo IBCLC.)