Esposa de um soldado ferido deve testemunhar contra o sargento do Exército dos EUA. Bowe Bergdahl

Sargento Mestre da Guarda Nacional Mark Allen estava em uma missão com outras tropas americanas e afegãs para coletar informações em dois vilarejos em julho de 2009, quando foram emboscados por insurgentes usando armas pequenas, metralhadoras e granadas de foguete.

Bowe Bergdahl, fuzileiro naval dos EUA, Sgt Bowe Bergdahl, corte marcial do Exército dos EUA, negligência, prisioneiro do Afeganistão, prisioneiro do Talibã, forças dos EUA no Afeganistão, Donald Trump, World News, Indian ExpressSargento do Exército Bowe Bergdahl chega para uma audiência pré-julgamento em Fort Bragg. (AP)

O testemunho emocional é esperado na segunda-feira, quando a esposa de um soldado gravemente ferido tomar posição durante a audiência de condenação do sargento do Exército. Bowe Bergdahl.

Os promotores disseram a um juiz que pretendem chamar Shannon Allen ao depoimento para discutir uma lesão cerebral traumática sofrida por seu marido quando ele foi baleado durante uma missão de busca por Bergdahl depois que ele deixou seu posto no Afeganistão em 2009.

Bergdahl se declarou culpado de deserção e mau comportamento perante o inimigo. Ele pode pegar prisão perpétua. Os promotores estão usando ferimentos em vários militares que procuraram Bergdahl como evidência para convencer o juiz de que ele merece uma punição severa. A audiência de condenação começou na semana passada.

Allen estava tentando fazer uma chamada de rádio quando foi baleado perto da têmpora. Ele sofreu um traumatismo cranioencefálico que o deixou incapaz de falar, precisando de uma cadeira de rodas e dependente de assistência para tarefas cotidianas como sair da cama.

Shannon Allen recusou os pedidos de entrevista, mas o pedágio dela ficou evidente no dia em que Bergdahl se declarou culpada, enquanto chorava no tribunal. Ela é uma das últimas testemunhas de acusação antes que a defesa apresente as suas.

Enquanto Bergdahl reconheceu em sua audiência de confissão que suas ações desencadearam as missões de busca que resultaram nos ferimentos, seus advogados argumentam que há um limite para sua responsabilidade por uma longa cadeia de eventos que inclui decisões dos comandantes militares dos EUA que lideraram as buscas, bem como ataques inimigos.

Bergdahl, que sofreu cinco anos como prisioneiro de aliados do Taleban depois de abandonar seu posto remoto em 2009, não fez nenhum acordo com os promotores para limitar sua punição, então o juiz tem ampla margem de manobra para determinar sua sentença.

O soldado de 31 anos de Hailey, Idaho, disse que foi enjaulado por seus captores, mantido na escuridão e espancado. Ele disse que tentou escapar mais de uma dúzia de vezes antes que o presidente Barack Obama o trouxesse para casa em 2014, em uma troca por cinco prisioneiros do Taleban na Baía de Guantánamo.